Oi Queridos! Sejam Bem Vindas (os) ao Blog "ARTE E ARTEIROS"- FAZENDO ARTE NA ESCOLA E NA VIDA!! Espero que gostem de cada pedacinho dele, pois é feito com muito carinho pra vocês.
Estarei sempre que possível, postando meus trabalhos, ideias, sugestões, comentários,passo a passos, etc... de vários tipos de arteirices que eu faço sozinha, com meus arteiros, ou as que encontro nas minhas andanças pelo mundo real e virtual! Espero que elas possam ajudá-los de alguma forma!
Após ler as postagens, deixem seus comentários, sugestões, etc..., para que possamos assim trocar ideias e com isso enriquecermos cada vez mais nosso trabalho!!
Espero, juntamente com vocês, fazer parte deste grupo de pessoas que acreditam na arte como forma de educar, e na educação como a única forma de transformarmos o mundo num lugar melhor!!!
Use e abuse deste cantinho, só não esquecendo de colocar os créditos devidos no caso de cópia! Falando em cópia, postarei muita coisa do meu arquivo pessoal de coisas lindas que garimpo na net e muitos não si a procedência, caso seja seu, me avise para que eu possa dar os devidos créditos.
Fiquem com Deus e divirtam-se! Bjos

6 de ago. de 2009

"ACORDO ORTOGRÁFICO"
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, para ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa; Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

*COMO SERÃO ESTAS ADAPTAÇÕES?
Todos os textos produzidos a partir de 2009 terão de ser impressos segundo as novas regras lingüísticas. Vestibulares, concursos e avaliações poderão aceitar as duas grafias como corretas até 31 de dezembro de 2011.
A partir de 2010 os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental receberão os livros didáticos dentro da nova norma. Já os alunos de 6º a 9º receberão os livros em 2011 e os do Ensino Médio em 2012.

*O QUE MUDA?


-HÍFEN
Não se usará mais nos seguintes casos:- Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas.
- Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.
Como é hoje
Como vai ficar
anti-religioso
antirreligioso
anti-semita
antissemita
auto-aprendizagem
autoaprendizagem
auto-estrada
autoestrada
contra-senha
contrassenha
extra-escolar
extraescolar
extra-regulamentação
extrarregulamentação
Exceção: Será mantido o hífen quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo elemento também é r. Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente e super-revista.

-TREMA
Deixará de existir.
Como é hoje
Como vai ficar
agüentar
aguentar
eloqüente
eloquente
freqüente
frequente
sagüi
sagui
tranqüilo
tranquilo
Observação: Será mantido em nomes próprios e seus derivados, como Müller, mülleriano.

-ACENTO DIFERENCIAL
O acento diferencial, agudo ou circunflexo, não se usará mais para diferenciar palavras homófonas, ou seja, que têm a mesma pronúncia.
pára (forma verbal) e para (preposição)péla (do verbo pelar) e pela (combinação da preposição com o artigo)pólo (substantivo) e polo (combinação antiga e popular de por e lo)pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo) e pelo (combinação da preposição com o artigo)pêra (substantivo - fruta) e péra (substantivo arcaico - pedra) e pera (preposição arcaica - para)
Observação: Duas palavras obrigatoriamente continuarão recebendo o acento diferencial:
- pôr (verbo) - para não ser confundido com a preposição por;
- pôde (o verbo conjugado no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (o mesmo verbo conjugado no presente).
Na palavra fôrma/forma, o acento é facultativo.

-ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras k, w e y.

-ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:- Nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.
Como é hoje
Como vai ficar
crêem
creem
dêem
deem
descrêem
descreem
relêem
releem
lêem
leem
vêem
veem

-EM PALAVRAS TERMINADAS COM OO

Como é hoje
Como vai ficar
enjôo
enjoo
abençôo
abençoo
corôo
coroo
magôo
magoo
vôo
voo
perdôo
perdoo
Observação: Nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, ele vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

-ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
- Nos ditongos abertos ei e oi de palavras paroxítonas.
Como é hoje
Como vai ficar
assembléia
assembleia
heróico
heroico
idéia
ideia
jibóia
jiboia
Observação: As oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu e ói continuam com o acento, no singular e no plural. Exemplos: anéis, dói, céu, ilhéu(s), herói(s), chapéus(s).
- Nas palavras paroxítonas, com i e u tônicos, quando precedidos de ditongo.
-COMO É HOJE

-COMO VAI FICAR
feiúra
feiura
baiúca
baiuca
boiúna
boiuna
Observação: As letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato, como baú, baús, saída.
Esta regra também vale para as palavras oxítonas, como tuiuiú, Piauí.

- Nas formas verbais que têm o ACENTO TÔNICO na raiz, com u tônico precedido de g ou q e seguido de e ou i - formas pouco freqüentes na língua portuguesa.
COMO É HOJE
COMO VAI FICAR
argúis
arguis
redargúem
redarguem

-GRAFIA
No português lusitano:- Desaparecerão o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas.
- Será eliminada a letra h no início de palavras como herva e húmido.
Como é hoje
Como vai ficar
acção
ação
colectivo
coletivo
director
diretor
exacto
exato
baptizar
batizar

-CRÉDITOS:http://professorsassa.com.br/grandesideias/?page_id=114

Nenhum comentário: