Oi Queridos! Sejam Bem Vindas (os) ao Blog "ARTE E ARTEIROS"- FAZENDO ARTE NA ESCOLA E NA VIDA!! Espero que gostem de cada pedacinho dele, pois é feito com muito carinho pra vocês.
Estarei sempre que possível, postando meus trabalhos, ideias, sugestões, comentários,passo a passos, etc... de vários tipos de arteirices que eu faço sozinha, com meus arteiros, ou as que encontro nas minhas andanças pelo mundo real e virtual! Espero que elas possam ajudá-los de alguma forma!
Após ler as postagens, deixem seus comentários, sugestões, etc..., para que possamos assim trocar ideias e com isso enriquecermos cada vez mais nosso trabalho!!
Espero, juntamente com vocês, fazer parte deste grupo de pessoas que acreditam na arte como forma de educar, e na educação como a única forma de transformarmos o mundo num lugar melhor!!!
Use e abuse deste cantinho, só não esquecendo de colocar os créditos devidos no caso de cópia! Falando em cópia, postarei muita coisa do meu arquivo pessoal de coisas lindas que garimpo na net e muitos não si a procedência, caso seja seu, me avise para que eu possa dar os devidos créditos.
Fiquem com Deus e divirtam-se! Bjos

28 de mai de 2009

♥05 DE JUNHO "DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE"♥

OIIIIIIIIIII!!!!!!!! TUDO JOINHA??????


O DIA DO MEIO AMBIENTE ESTÁ CHEGANDO E NÓS COMO EDUCADORES DEVEMOS FAZER UM TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO COM NOSSOS PEQUENOS!

NESSE ANO DECIDI TRABALHAR COM MEUS ARTEIROS, ENTRE OUTRAS COISAS, A QUESTÃO DAS SACOLINHAS PLÁSTICAS, QUE TEM SIDO UM TEMA DE GRANDE DISCUSSÃO, É NECESSÁRIA UMA MUDANÇA DE HÁBITOS PARA QUE POSSAMOS ASSIM PRESERVAR O NOSSO PLANETA!!! ESTOU FAZENDO COM ELES UMA ECOBAG E ESTÁ FICANDO MUITO LINDA!!!! VOU COLOCAR AS FOTOS ABAIXO COM O PASSO A PASSO, ESPERO QUE GOSTEM!!!!!

ANTES DISSO UM TEXTO BEM INTERESSANTE SOBRE ESSA QUESTÃO, QUE TAMBÉM PODE SER USADO COM AS CRIANÇAS!!!!






















Estatísticas indicam que as sacolas plásticas são responsáveis por 10% do lixo produzido no País e levam cerca de 300 anos para se decompor na natureza. Elas também são os principais poluidores encontrados nos mares e rios. As sacolas plásticas ainda entopem bueiros, causando inundações, e são confundidas com alimentos pelos animais marinhos, causando sua morte por obstrução do sistema digestivo.




#Saiba mais sobre as sacolas plásticas:



-Decomposição:

*Sacolas plásticas: cerca de 300 anos;*Sacolas oxi-biodegradáveis: em média um ano;*Papel: três a seis meses;*Pano: seis meses a um ano.



-Composição

*As sacolas plásticas são compostas de resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). Suas cadeias moleculares são inquebráveis, sendo impossível definir com precisão quanto tempo levam para desaparecer no meio natural.


-Prejuízos ao meio ambiente

*No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que já representa 9,7% de todo os lixo do País;

*Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (energia que iluminaria 7.600 residências com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os dejetos que são gerados;

*Quando incineradas liberam toxinas perigosas para a saúde;

*São produzidas a partir de fonte não-renovável.Em 2008 o Ministério Público firmou Termo de Cooperação com a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), buscando o incentivo à substituição das sacolas plásticas por sacolas retornáveis ou embalagens menos poluentes. No caso das sacolas retornáveis, a diretriz também foi que os estabelecimentos filiados à Acats oferecessem unidades com preço reduzido aos consumidores, sem visar ao lucro.O processo é lento, no entanto, vários estabelecimentos comerciais de diversas cidades do Estado de Santa Catarina já aderiram à campanha.


*CRÉDITOS PARA: velhos amigos.com.br e promotoriadeseara.blogspot.com




♥VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!!!!!!!♥



*AÍ ESTÁ O MODELO DA ECOBAG E O PASSO A PASSO:


*PARTE DA FRENTE (ESTAMPARIA COM GIZ DE CERA)




















*PARTE DE TRÁS (ESTAMPARIA COM CARIMBOS NATURAIS)

















*PASSO A PASSO (FRENTE)

















1-NUMA LIXA Nº220 FAZER UM DESENHO COM GIZ DE CERA.
ESTIMULAR AS CÇS A DESENHAREM ALGO LIGADO AO MEIO AMBIENTE.


LEMBRE-SE QUE SE FOR ESCREVER ALGO, DEVERÁ ESCREVER DE TRÁS PRA FRENTE COMO MOSTRA A FOTO


















2-COLOCAR A LIXA COM O LADO DESENHADO EM CIMA DA SACOLA E PASSAR O FERRO QUENTE POR CIMA ALGUMAS VEZES, PARA QUE A CERA DERRETA E O DESENHO TRANSFIRA PRO TECIDO.



















3-AO RETIRAR A LIXA O DESENHO ESTARÁ LÁ, COMO NUM PASSE DE MÁGICAS!!!! AS CRIANÇAS ADORAM!!!!!!

PODE LAVAR NORMALMENTE QUE NÃO SAI!!!!!!!!!





*PASSO A PASSO DA PARTE DE TRÁS























1-PARA FAZER OS CARIMBOS NATURAIS CORTE LEGUMES E FRUTAS QUE ( NÃO TENHAM SUCO) AO MEIO.

EU FIZ COM MAÇÃ, PIMENTA, ERVA DOCE (PODE SER SALSÃO) E BATATA.



















2-PASSE TINTA PARA TECIDO NO CARIMBO E CARIMBE!!!!!!!!



















3- DEIXE QUE AS CRIANÇAS CARIMBEM COMPONDO DESENHOS DA MANEIRA QUE QUISEREM!!! ELES ACHAM O MÁXIMO!!!!!


















*OLHA QUE LINDO O RESULTADO!!!!!!!!!

OS MEUS ARTEIROS AMARAM, ESPERO QUE OS SEUS TAMBÉM GOSTEM!!!!!!!




♥ALGUNS MODELOS DE ATIVIDADES PRA FAZER COM AS CRIANÇAS♥


1
Como Montar um Terrário?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio Ambiente. Monte um terrário para observar fenômenos como o ciclo da água, o ciclo da vida vegetal e animal (desde seu nascimento, crescimento, morte e decomposição). Montar um terrárioSimular um ambiente terrestreVerificar a ocorrência do ciclo da água no ter...atividad


2
Como Escolher as Plantas Para Colocar no Terrário?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos as plantas que se adaptarão ao terrário. Identificar as partes das plantas;Coletar plantas para colocar no terrário;Identificar quais são os melhores tipos de plantas para utilizar no terrário;Aprender como coletar os vegetais ...atividade


3Ciclo de Vida

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteAcompanhe o ciclo de vida de um bichinho na sala de aula. Poderá ser uma minhoca, um tatuzinho de jardim ou uma lagarta.. Observar um pequeno animal num terrário;Registrar seu comportamento;Observar as partes do corpo do animal;Observar como ele uti...atividad


4
Atividade Complementar Para as Crianças da Primeira Série (Atividade Para Professores de Educação Física)
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteNesta atividade o professor poderá ensinar diversas músicas para os estudantes, estimulando a sua aprendizagem.. Resgatar músicas infantis que abordam os temas: animais, habitat e seu meio ambiente. Animais – habitat dos animais – grupos de animais ...atividade

5
Observando o Ciclo da Água

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePodemos observar o ciclo da água num recipiente fechado, mas podemos também observar o ciclo da água no terrário, com plantas e bichinhos vivendo nele. Observar a ocorrência do ciclo da água no terrário, na natureza e sua importância para a manutenç...atividade


6O que Fazer Depois com os Bichos do Terrário?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteSerá que está certo retiramos os animais de seu ambiente? E depois, podemos devolvê-los?. Discutir sobre a coleta e o descarte dos animais do terrário Coleta de animais do ambiente – experimentos – descarte de animais – extinção. Terrário Com o fim...Horta, pomar e jardimatividad


7
Qualquer Solo é Bom Para Plantar? .

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos se é possível plantar uma horta ou um jardim na escola. Utilizar os conhecimentos dos alunos sobre solo para discutir a possibilidade de plantar um jardim, uma horta ou um pomar na escola. Solo - adubo – agricultura – matemátic...atividade


8O que Comemos?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePesquisar sobre as partes das plantas e as espécies vegetais que são consumidas.. Estudar as partes das plantas que são comestíveis;Pesquisar junto aos alunos os hábitos alimentares familiares relacionados aos vegetais. A importância das hortaliças ...atividade


9
Montando uma Horta

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePlaneje com os alunos a montagem da horta na escola.. Montar uma horta;Montar uma sementeira;Reutilizar materiais;Observar o ciclo de crescimento das verduras;Entender um pouco sobre as vitaminas dos alimentos. Como plantar - o processo de germinaç...atividade


10
O que São Sementes ?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteVocê sabe o que é semente? Qual é a sua função? Veja o crescimento de diversas sementes, será que todas crescem ao mesmo tempo?. Saber o que são sementes- suas características- observar a germinação O que é uma semente – suas estruturas físicas- dif...atividade


11
Aproveitamento das Verduras e Legumes

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos como é possível aproveitar folhas e talos de verduras na alimentação.. Aprender a aproveitar melhor as verduras e os legumes. Aproveitamento dos alimentos, reconhecer as partes das plantas que são mais desperdiçadas. Os profe...atividade


12
Observando os Animais da Horta

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteObservar os animais que existem na horta e discutir com os alunos sua importância ecológica.. Observar os animais que visitam a horta.Identificar os animais polinizadoresObservar o ciclo de vida dos organismos, que período do dia eles estão na horta...atividade


13
Alface Tem Flor?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePesquisar o ciclo de vida de um vegetal.. Estudar o ciclo de vida de um vegetalAnalisar semelhanças e diferenças entre tipos de plantas Ciclo de vida - partes de uma planta – nutrientes Sementes de alfaceLocal preparado para plantio (vaso, caixote d...atividade


14
Jardim

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteArranje um cantinho para plantar um jardim e deixe seu ambiente mais bonito.. Montar um jardim Como plantar - processo de germinação - reutilização de materiais - relação planta, solo e água. Solo de boa qualidadeHúmusPedrinhasTintas coloridas O pr...atividade


15
Reproduzindo Violetas (Atividade Complementar do Jardim)

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteA reprodução de violetas é simples e barata. É um ótimo presente para o dia das mães ou como lembrança de fim de ano.. Conhecer uma técnica de reprodução de plantas. Produzir mudas de violetas Reprodução da violeta - partes das plantas Uma folha d...atividade


16
Pomar

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteEstudar ou implantar um pomar da escola. Estudar ou implantar um pomar da escola Floração – sementes – espécies – características dos frutos Caneta Caderno O professor poderá iniciar a atividade perguntando aos alunos: Aqui na escola tem um pomar...atividade


17
Fichário de Plantas Medicinais

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteQue tal montar um herbário com plantas medicinais.. Estudar as propriedades das ervas medicinais através da confecção de um fichário. Propriedades medicinais das plantas - partes das plantas - origem, características peculiares. Folhas de almaço Pla...atividade


18
Qual é a História e a Origem dos Alimentos?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteO coco veio da Ásia? Que tal discutir com os alunos a origem dos alimentos.. Estudar a origem e a história dos alimentos Os alimentos brasileiros e estrangeiros Opção 1 (na cartolina)Revistas (ou desenho dos alimentos)ColaCartolinaMapa mundi (folha ...atividade


19
Como São Distribuídos os Alimentos?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscuta com os alunos onde são produzidos os alimentos e como eles chegam até a nossa mesa.. Estudar onde são produzidos os alimentos, como esses alimentos são distribuídos, os meios de transportes utilizados e a importância do cinturão verde nas ci...atividade


20
Cadeia Alimentar (Para Professores de Ciências ou de Educação Física)

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteEssa atividade é para ser aplicada ao ar livre, tanto professores de ciências como de educação física podem aplicá-la. Através dessa dinâmica de grupo, o professor poderá ensinar como funciona a cadeia alimentar e qual a sua importância para o equil...Composteiraatividade


21Será que Todo Lixo é Lixo?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteDiscutir com os alunos a importância da reciclagem, da reutilização de materiais para a preservação do meio ambiente.. Diferenciar lixo e resíduo;Desenvolver as noções de aproveitamento, reutilização, reciclagem e coleta seletiva;Estudar os resíduo...atividade


22Uma Composteira Para Nossa Horta

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteA horta precisa de adubo? Vamos fazer nosso próprio adubo!. Conhecer o que é e para que serve uma composteira;Identificar os materiais que podem ser utilizados na composteira;Montar um trabalho em grupo para propor a separação dos materiais para a c...Tipos de poluiçãoatividade


23
Qual Material Demora Mais a Ser Degradado no Solo

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteAs indústrias produzem diversos tipos de materiais para embalarem seus produtos, será que eles demoram muito para se decomporem?. Estudar a degradação de diferentes materiais no solo. Decomposição de diferentes materiais - tempo de decomposição - re...atividade


24
Para Onde Vai o Lixo?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbientePara onde o lixo vai, depois que é colocado na lixeira?. Entender a diferença entre lixão e aterro sanitário. Lixão - aterro sanitário – reciclagem - decomposição do lixo Diversos tipos de sucatasCopos descartáveis de diferentes tamanhosPotinhos vaz...atividade


25Poluição Sonora

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteExiste poluição sonora na escola? Como podemos deixar o ambiente da escola mais agradável.. Observar a poluição sonora nas cidades Poluição sonora - meio urbano Os professores podem começar a atividade perguntando aos alunos: Quais são os sons ouv...atividade


26
Poluição VisualMão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteA poluição visual está espalhada por toda a cidade, será que na escola há esse tipo de poluição?. Observar a poluição visual na escola e em seu entorno Poluição visual - meio urbano –impactos ambientais Cortiça ou cartolinaGiz de ceraCanetinhaColaTa...atividade


27
Poluição do Ar
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteNos grandes centros urbanos a poluição do ar causa muitos problemas na saúde da população, quais são eles?. Observar a poluição do ar nas cidades. Poluição atmosférica - meio urbano Filtros de papelPalitos de churrascoGrampeador (para fixar o filtro...atividade


28
Poluição da Água

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteÁgua poluída ou contaminada, qual a diferença?. Estudar a poluição da água e formas de tratamento. Filtração – poluição aquática –tratamentos alternativos Garrafa plástica (PET)Cascalho grossoCascalho finoAreia grossaCopoÁgua com solo Água com óleoÁ...Ecossistemas brasileirosatividade


29Onde Está o Ecossistema?

Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteNo Brasil há diversos ecossistemas, vamos estudar cada um?. Estudar a localização dos ecossistemas brasileirosEstudar sobre a fauna dos ecossistemas brasileirosEstudar a flora dos ecossistemas brasileiros Localização geográfica - ecossistemas – fau...atividade


30Onde Vive Esse Animal?
Mão na Massa - Módulo Escola e Meio AmbienteRelacionar os animais e seus lugares de origem.. Relacionar os animais e seus lugares de origem. Localização geográfica - animais (fauna) - animais que só existem no Brasil ou em uma região específica (endêmicos) – animais de outros países. TesouraF...Pesquisar Módulo Escola e Meio Ambientep.

*CRÉDITOS PARA:
http://www.cienciamao.inf.usp.br/




♥♥ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!! FIQUEM COM DEUS E ATÉ A PRÓXIMA!!!NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR UM COMENTÁRIO!!!!! BJOOOOOOO







Nenhum comentário: